segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cientistas encontram dois novos buracos na Sibéria

Nova cratera tem cerca de 15 metros de diâmetro e formato de funil - Marya Zulinova, assessoria de imprensa do governo da região de Yamal-Nenets

Na metade do mês, o mundo recebeu com curiosidade a informação sobre o misterioso surgimento de uma imensa cratera na Sibéria. Acontece que ela não está sozinha. Reportagem do “The Siberian Times” relata a descoberta de dois novos buracos na região, sendo um na Península de Yamal — conhecida pelos locais como “o fim do mundo” e onde a primeira cratera foi avistada — e outro na Península Taymyr.

Um vídeo feito com ajuda de helicóptero na Península de Yamal mostrou a cratera com alguns escombros em volta. Especula-se que que o enorme buraco tenha sido aberto após explosão. 

Alguns internautas preferiram acreditar na possibilidade de queda de meteorito ou mesmo alguma marca provocada por nave espacial.


De acordo com o blog "Sploid", a explicação mais provável envolve um "vilão" conhecido: o aquecimento global. Teria havido uma explosão no subsolo, decorrente de derretimento do gelo e da consequente liberação de gás, sal e água - ingredientes da ignição. Marcas escuras ao redor da cratera seriam 

O globo


Nenhum comentário:

.

.