O setor de obstetrícia do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB) – o Santa Catarina – está superlotado. As salas de partos estão ocupadas por pacientes e não há mais leitos disponíveis para as parturientes. Devido a superlotação, os partos normais, assim como as cesárias, são realizados em salas de exame e ambientes improvisados. No momento, há 49 pacientes disputando espaço num local apropriado para apenas 26 parturientes. Para o titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, a principal causa do cenário é a demanda oriunda do interior. “A superlotação é decorrente do grande número de encaminhamentos de baixo risco (partos de risco habitual), oriundos de municípios do interior do Estado que não têm ofertado a suas munícipes o acesso ao serviço de assistência ao parto de baixo risco”, escreveu numa rede social.
A situação no HJPB é decorrente da suspensão do atendimento na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Desde o dia 17 passado, a MEJC não realiza partos devido à falta de pediatras para cobrir os plantões. A expectativa é de que o atendimento no local seja normalizado na próxima terça-feira.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário