quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Candidatura de Carlos Eduardo ao governo esbarra no “dilema da renúncia” ao cargo de prefeito de Natal

O prefeito Carlos Eduardo está com “todo gás” articulando sua candidatura ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Ontem ele jantou com o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e hoje, com a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

PMDB e PT admitem a possibilidade de apoiar Carlos para o governo. Um terceiro forte partido, o PSB, de Wilma de Faria, não seria problema para Carlos Eduardo, já que ele “neutralizaria” uma possível candidatura de Wilma, entregando a prefeitura a ela, que é sua vice.

Entretanto, a candidatura de Carlos Eduardo ao governo do Estado enfrenta um grande “dilema”. É que, para se candidatar, Carlos Eduardo terá que renunciar ao cargo em março do ano que vem, conforme manda a legislação eleitoral.

O objetivo da renúncia é a desincompatibilização prevista pela norma eleitoral, que diz que chefes de executivo que disputarão cargos majoritários – que não a reeleição - devem renunciar aos respectivos cargos com oito ou seis meses de antecedência da eleição.

O “dilema” é o risco de Carlos Eduardo entregar a prefeitura e perder a eleição para governador. Mas, pelo visto, pelas conversas, e pela articulação, o prefeito não estaria com tanto receio assim. Será?

Visor Político-Alex Viana






Nenhum comentário:

.

.