quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dilma alcança maior vitória desde a MP dos Portos

A manutenção dos vetos presidenciais, na sessão de ontem (20) à noite, representa a maior vitória do Planalto no Congresso Nacional desde a aprovação da MP dos Portos, em maio deste ano, antes ainda da onda de protestos que sacudiu o país entre junho e julho. Após sucessivas rebeliões na base aliada, o governo conseguiu conter a insatisfação generalizada e evitar a derrubada dos vetos impostos por Dilma à chamada Lei do Ato Médico, às novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE), a mudanças no Programa Universidade para Todos (Prouni) e à desoneração da cesta básica.

“Foi uma vitória relevante do governo”, resumiu o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Por trás da vitória governista, há também uma mudança de postura por parte da presidenta. Nas últimas semanas, Dilma rompeu o silêncio e o isolamento para receber líderes e presidentes de partidos que integram sua base de apoio na Câmara e no Senado. O Executivo também se comprometeu a liberar, neste mês, um volume recorde de recursos do orçamento para o pagamento das emendas parlamentares. Segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo, o Executivo autorizou a liberação de R$ 2 bilhões para atender a reivindicações de deputados e senadores.

A relação de Dilma com seus aliados no Congresso vinha estremecida. Integrantes da base se queixavam por não serem recebidos pela presidenta e pela dificuldade na liberação de recursos para suas bases eleitorais. Insatisfações que, ao menos por enquanto, o governo parece ter contornado.

O Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) ainda não divulgou os resultados de como os congressistas votaram em cada caso na sessão que analisou os vetos presidenciais. Ainda não há previsão para que essas informações sejam publicadas.
Fonte: Jornal O NORTÃO

Nenhum comentário:

.

.