Natal é uma das 13 capitais brasileiras consideradas em situação de alerta da dengue pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) por apresentar larvas do mosquito em 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Saúde.
Em todo o país, o número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2014 teve queda de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e fevereiro, o ministério registrou 87 mil notificações da doença, contra 427 mil nos mesmos meses de 2013. Também foi observada queda em relação às ocorrências graves (84%) e óbitos (95).
O LIRAa foi realizado em 1.459 municípios brasileiros e mostrou que 321 cidades estão em situação de risco, 725 em alerta e 413 em situação considerada satisfatória. Para o ministro Arthur Chioro, apesar da redução nos números da dengue, é preciso manter ações de prevenção. "Nós não podemos baixar a guarda. Não é porque estamos conseguindo, ainda que parcialmente, um excelente resultado em relação à dengue que deixaremos de nos preocupar nos próximos meses ou anos", disse.
Todas as regiões do país reduziram o número de casos no primeiro bimestre de 2014. A região Sudeste obteve a maior redução, passou de 232,5 mil notificações em 2013 para 36,9 mil este ano. Em segundo lugar está o Centro-Oeste, que passou de 122,8 mil (2013) registros para 28,2 mil (2014); seguido do Nordeste, que teve queda de 29,6 mil (2013) para 7,9 mil (2014); Norte, de 22,3 mil (2013) para 6,9 mil (2014) e Sul, de 20,3 mil (2013) para 6,9 mil (2014).
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário