domingo, 15 de junho de 2014

Prefeitura de Natal vai decretar estado de calamidade

A prefeitura de Natal vai decretar estado de calamidade pública ou emergência na capital após dois dias seguidos de chuvas que culminaram em deslizamentos de terra, desmoronamentos e alagamentos na cidade. 

Um gabinete de crise foi criado, englobando diversos órgãos municipais, e deverá se reunir amanhã com um diagnóstico sobre as áreas de risco, base para a adoção de medidas. 
“Não há registro de vítimas até agora. Mas vários locais enfrentam problemas de alagamento pelo excesso de água sobrecarregando o sistema de lagoas do município”, informou a prefeitura, em nota. Ao menos 50 casas e dois edifícios foram evacuados neste sábado (14).
O estado de calamidade ou emergência, disse a prefeitura, será decretado para que tome as medidas necessárias para a recuperação das áreas atingidas.

Morador do Edifício do Aldebarãn, em Areia Preta, o médico otorrinolaringologista Pedro Cavalcanti lamenta que, após o deslizamento de terra ocorrido ontem, os órgãos de Defesa Civil do Município não tenham adotado medidas para impedir o agravamento da situação. Além da retirada de terra e interdição da avenida, ações como processo de escoramento e coberturas por meio de lonas plásticas para evitar que a enxurrada acelerasse o processo de erosão.

“Não sou engenheiro, mas no mínimo, seria necessário lonas nos barrancos para diminuir o problema, uma vez que as chuvas continuaram durante todo o dia de hoje”, disse.
O médico deixou o apartamento no final da tarde deste sábado, antes do alerta do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para evacuação do prédio. Cavalcanti conta que o lobby e garagem já estavam inundados , quando uma nova tromba de água arrastou um muro que se chocou contra um poste de iluminação pública e ameaça cair. “O sentimento entre os moradres é de medo. O risco de desabamento existe e a situação é ainda mais grave hoje do que ontem. A maior parte dos moradores deixaram o prédio antes ou agora com a notificação dos Bombeiros.
Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

.

.